segunda-feira, 27 de outubro de 2008

No tempo de João Brandão - Cap. 1



Midões, na 1ª metade do séc. XIX, foi o centro nevrálgico das movimentações políticas e lutas partidárias. Era sede de concelho e gozava de um estatuto importante na região.

Entre 1828 e 1834 imperou em Portugal D. Miguel, o rei Absoluto. Nessa época os partidários do liberalismo foram perseguidos e presos. Dessa facção faziam parte a família dos Brandões, que na época estava dividida em dois ramos - os Brandões de Midões e os Brandões do Casal ( da Senhora). Desta última, Manuel Rodrigues Brandão era o seu representante e era também pai do famoso João Brandão.

As perseguições movidas pelos Absolutistas levaram na época, Manuel R. Brandão e três sobrinhos dos Brandões de Midões a andarem fugidos, a monte durante meses com medo de serem presos ou mortos.

Quando estalou a guerra civil em 1832/34, saíram vitoriosos os Liberalistas. Seguiu-se um período de desordem e vinganças, acrescido ainda do nascimento de bandos de guerrilheiros, que não se quiseram desmobilizar da guerra. Eram sobretudo Miguelistas vencidos, mas também ex-combatentes, apenas com o objectivo de roubar e matar, fazendo disso o seu modo de vida.

Um exemplo paradigmático era a quadrilha do "Caca" , vulgo os "Garranos", responsáveis por inúmeros assassinatos, de entre os quais, a morte do padre Figueiredo de Fajão, tendo-o obrigado a andar pelas ruas descalço e cortando-lhe por fim as orelhas, ou o caso do padre de Castanheira, que o foram buscar ao altar onde estava a dizer a missa e o mataram. Haviam ainda outros grupos de guerrilhas: - os poetas de Sameice; os Crespos de Lagos; os Calistos da Lagiosa; Agostinho Vaz Pato de Abreu e castro de Santa Ovaia; Padre Joaquim de Carregoselo, que levava tudo diante de si a ferro e fogo; Estanislau Xavier de Pina, etc..

Nessa época, referente a Travanca de Lagos surge um nome - Manuel da Silva. Era um sicário do bando Brandoático, de Manuel R. Brandão - Brandões do Casal (nessa época João Brandão era pouco mais que uma criança).

De entre outras "façanhas" de que Manuel da Silva foi incriminado, contam-se a morte horrorosa do vigário do Ervedal (que mais tarde se vieram a descobrir os verdadeiros culpados) e esteve na Matança da Páscoa, que consistiu no cerco ao bando do Caca no seu quartel general , que se tornou Lagares. Foi assassinado por Manuelzinho Brandão, primo de João Brandão, tendo sido cúmplice o seu irmão Francisco Elísio.

Com efeito, após a chamada revolução de Setembro de 1836, houve divisão entre os liberais: - os Cartistas, defensores da carta constitucional- Brandões do Casal, mais conservadores; os Setembristas, defensores da Constituição de 1822, mais radicais -Brandões de Midões.
Os Brandões do Casal e os de Midões tornaram-se assim inimigos mortais, perpetuando o ódio e a matança ainda por muitos anos.

3 comentários:

  1. Eu, aqui no Brasil, estou levantando a genealogia de meus parentes, e, sempre ouvi meus pais falarem da boa ou má fama da família Brandão. Esse nome, realmente, me fascina. Vejam, meus tios, todos eles, tinham sobrenome de Brandão, entretanto, meu avô, não o tinha ou não o usava e isso nunca ficou muito bem explicado, ou melhor, nunca ficou explicado. Ele, meu avô, se chamava Joaquim Manoel da Silva. Com essa informação de inimizade entre Brandões, a minha curiosidade aumentou ainda mais, ainda mais considerando que sua vida no Brasil é coincidente com a época desses desencontros iniciais. Quando João Brandão morreu em BIÉ, na Africa, em 1880, meu avô já estava morando no Brasil. Meu pai nasceu em 1910, de sorte que, não sendo ele filho único, pode-se assegurar que, por ocasião do falecimento de João Brandão, Joaquim Manuel da Silva, já deveria ter mais de trinta anos, o que remeteria seu nascimento lá pelos idos de 1850.

    Isso posto, ao mesmo tempo em que parabenizo o autor por esse material "No tempo de João Brandão - Cap.1", também peço informações sobre os demais capítulos", ou outras informações que me auxiliem a identificar a qual família dos Brandões pertenceu meu avô. Obrigado. Ari José Brandão.
    e-mail:ajbrandao@fazenda.sp.gov.br.

    P.S.
    Que informar aos Brandões sobre alguns eventos em que aparece esse nome aqui no Brasil.

    1) - Chegada ao Brasil (antes do "descobrimento" por Cabral, em 1500) de um certo Capitão Sancho Brandão (informações de sua viagem e descoberta informada pelo Rei de Portugal ao Papa, por volta de 1343 - com registros também ai, no Tombo).
    2) - No Movimento da Inconfidência Mineira, momento precursor da independência do Brasil.
    3) - Guerra de Canudos (Antonio Conselheiro), em Minas Gerais;
    4) - Revolução Farropilha, no Rio Grande do Sul, da qual saiu o Marechal Deodoro da Fonseca, proclamador da Republica do Brasil

    Novamente, obrigado.

    Ari José Brandão

    ResponderEliminar
  2. Caro Ari Brandão

    Obrigado pelo seu comentário, é bom saber que nos lêem por esse Mundo fora, especialmente no Brasil que tão intimamente está ligado com Travanca de Lagos.

    Em relação à ascendencia de João Brandão, ela vem publicada em inúmeros livros, assim como, existem alguns livros genealógicos sobre os Brandões em Portugal. É uma questão de investigar...
    Boa sorte

    ResponderEliminar
  3. Os brandões de quem falam, já nao existe descendência. Os ultimos, filhos mais velhos do irmão mais velho de João Brandao faleceram no Canadá na decada de 1920/ 1930. A maior parte das histórias que se contam sao da literatura de Cordel. Nem eu sei tudo, mesmo sendo tretaneto do pai de D eugenia Correia Nobre

    ResponderEliminar