domingo, 29 de junho de 2014

Quintas e Lugares de Travanca de Lagos

Quinta do Veríssimo


A antiga Quinta do Veríssimo, situada numa encosta na vertente Este de Travanca, surge num extenso vale, na confluência das Chãs, do Vale de Rocim e da quinta dos Ninhos, todas propriedades da freguesia de Travanca. É atualmente uma quinta ao abandono, com todo o seu património edificado em sério risco de desaparecer, facto que me levou a dar início a um levantamento das quintas e lugares de Travanca para que, dentro do que me é possível, fique um registo fotográfico, com um breve resumo da sua história.

Fig. 1
Esta Quinta possui uma extraordinária exposição solar, que lhe confere uma particular beleza. O ar decadente do seu casario, já em ruínas (fig. 1), onde sobressaem as pedras de granito, quer das suas paredes, quer das grandes lajes em seu redor, já polidas pelo tempo, reforçam esse encanto. Em contraste, possui um manto verde à sua volta crescido pela abundância da água, que, ao correr solta, quebra o silêncio do lugar, até se estancar numa pequena represa, onde se deposita por algum tempo (fig.2), antes de atingir irremediavelmente o rio Cobral, umas centenas de metros a jusante.

Fig. 2
Não se conhece o ano da sua fundação, no entanto, este lugar vem referenciado nos registos paroquiais, no princípio do séc. XX, como Quinta do Veríssimo. Em 1906 nasce lá um menino de nome Agostinho, filho dos agricultores, Manuel Mendes Pereira e Maria de Jesus, sendo seus avós paternos Veríssimo José Pereira e Maria Dias. Talvez este seu avô Veríssimo tenha dado o nome à quinta em meados do séc. XIX. No entanto, a quinta parece ser mais antiga, bem ilustrada pelo granito erodido. Mais recentemente, também lá nasceu e viveu, até se casar, a D. Maria, esposa do Sr. Osvaldo Gonçalves, ambos comerciantes nas Campas durante mais de três décadas. Nos anos 90 ainda era habitada, numa das casas do conjunto (fig.3). 

Fig. 3
Outrora uma quinta agrícola essencialmente cerealífera mas que, ao jeito das demais, produziam de tudo. Era servida por vários caminhos, quer pelas Vendas de Gavinhos, quer pelo Zambujeiro, quer ainda, pela Adarnela, podendo escoar os seus produtos, também, pela ponte da Pantera, que a ligava a Lagares da Beira. Esta, aliás, é uma ponte muito antiga, ainda não classificada, arquitetonicamente dada por muitos como romana, parece ser, no entanto, uma ponte medieval de arquitetura românica. O seu recente nome advém dum crime que lá ocorreu em 1937, o crime da Pantera (ver post anterior).

Fig. 4
A ponte cruza o leito do rio Cobral, numa zona bastante pedregosa, ligando um extenso vale, outrora bastante produtivo, com as quintas sobreditas, pela parte de Travanca e, Chã de Abrantes, quinta da Carva (pertencia a Travanca, segundo os registos paroquiais), entre outras, pela parte de Lagares. Servia uma zona de Moinhos e moleiros desde épocas muito recuadas (fig.6), nomeadamente, os moinhos da Carva, os da Adarnela, podendo ter sido essa uma das razões da sua construção.

Fig. 5
Fig. 6









Em cantaria granítica, a ponte é composta por um só arco de volta perfeita, assente solidamente nas margens (fig.4). O tabuleiro é horizontal sobre o arco e rampante no topo norte, o de lagares. Lateralmente é protegido por guardas, também de granito. O pavimento encontra-se danificado (fig.7).

Fig. 7
Fig. 8









No topo sul, culmina com uma casa de granito, em ruínas que, segundo o Sr. António Cabaço, era conhecida como a casa da quinta do Perneta (fig.8). Em ambas as margens o terreno é fértil e verdejante (fig.9), convidativo ao passeio recreativo e à fotografia. Fica aqui o mote…

Fig. 9


3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde João. Parabens pelo Blog. No seu texto fala em Quinta dos Ninhos. Como chego até à quinta dos ninhos? A mesma pertence a Travanca ou Vendas de Gavinhos? Att,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas
      Obrigado pelo comentário. Gavinhos pertence à freguesia de Travanca. Mais fácil será por Gavinhos, mas não tenho a certeza. Hei-de fazer um artigo mais para a frente sobre ela. Tem origens na quinta, fotos etc que me possa facultar?
      Cumprimentos

      Eliminar