domingo, 3 de agosto de 2008

Crónicas da minha terra, CAP. II

Travanca de Lagos


Só depois de me ter interessado pela história de Travanca, o que de uma forma consciente é relativamente recente,  me apercebi de quanto é  difícil  conhece-la.  Existe pouca matéria  editada que fale de Travanca, talvez apenas existam alguns documentos soltos, mas que é preciso encontrar  e há pouca informação disponível na Web, facto que me deixa bastante triste. Sabendo que um dos processos de obter   informação é junto das pessoas, mais concretamente junto das mais idosas,   pensei  num plano  de recolha de informação, que passaria pela  recolha de  testemunhos e de possíveis documentos, obtenção de fotografias , etc., e com base nisso iniciar um processo que me permitisse ir reconstruindo o passado de Travanca .

A primeira pista levou-me a conhecer vestígios remotos de uma civilização antiga na freguesia – Sepulturas cavadas na rocha, no sítio do  Gorgulão, em Negrelos (freguesia de Travanca de Lagos) . Foi uma autêntica visita guiada ao local, que por gentileza do seu proprietário , o Sr. Carlos Martins, pessoa muito interessante e também apaixonado pela história, proprietário de um simpático café no Pinheiro dos Abraços,  palco de passagem e de  encontros,  me deu a conhecer a sua propriedade e algumas propriedades vizinhas, cheias dessas reminiscências do passado. Fiquei espantado e maravilhado com todo aquele arquivo histórico natural, parecia que estávamos a desenterrar uma cidade antiga perdida na floresta . As Sepulturas como estavam cheias de sedimentos pedi-lhe  para voltar noutra altura e então tirar algumas fotografias. Na verdade voltei ao local mais duas ou três vezes, tendo numa delas levado alguns ajudantes exploradores, para me auxiliarem na custosa tarefa de limpeza das áreas a fotografar. É sobre esse dia que reportam as imagens que se seguem:


Fig. 1 e 2 – Monólito de possível posto de vigia


Fig.3, 4 e 5 – Megálito representando um Conjunto




Fig. 6 e 7 – Megálito de uma possível habitação ou abrigo




Fig. 8 e 9 – Pormenor dos estancamentos

Fig.10 – Monólito com uma morfologia interessante



Fig.11, 12 e 13 – Construção granítica de habitação antiga, já em ruínas, entre dois megálitos, um dos quais com uma representação de conjunto e o outro com um pequeno santuário, de origem e data desconhecidas.





Fig.14 e 15 - Pormenor do santuário





Fig.16, 17 e 18 – Fornos medievais, possivelmente para cozer barro.





Fig.19 – Inscrição, sugerindo ser um termo de terras de infantado, segundo Correia das Neves.


Fig.20 – Eu e a minha equipa de exploradores




1 comentário:

  1. dava uma bela exposição este lugar. Obrigado pelo comentário

    ResponderEliminar